um projeto original de César Vastuk para a cidade de Porto Alegre
César Vastuk (Porto Alegre, 20 de agosto de 1988) é um influenciador digital, designer gráfico, publicitário e estudioso de política e cidades desde os 18 anos, quando, inspirado pelos movimentos políticos de 2013 no Brasil, traçou a meta pessoal de se tornar prefeito da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Seu projeto político, ancorado no canal “Prefeito Progressista” no Instagram, Facebook e Youtube, vem trabalhando de maneira contínua no projeto original de gestão da capital do Rio Grande do Sul, buscando soluções para os problemas que a cidade, estado e também o país enfrenta no dia a dia e, valendo-se de sua experiência, traça críticas e comentários orientados para as redes sociais, demonstrando nestes conteúdos suas visões pessoais sobre como enfrentaria tais demandas.
Posicionado à esquerda, faz defesa dessas visões a partir da doutrina política progressista, não apenas se limitando a ela, consegue também desempenhar flexibilidade ao dialogar com outras correntes do espectro político e contribuir com qualquer iniciativa que vise causar impacto social benéfico para a comunidade.
– Juventude
– Fase Adulta
– Política
– Prefeito Progressista
– Projetos Sociais
– Vida Pessoal e Hobbies
– Histórico Acadêmico
– Premiações
– Publicações Acadêmicas
– Galeria de Fotos
Antes de mais nada, vou logo avisando que sou leonino com ascendente em leão. Se você gosta de astrologia, já sacou que sou um pouco extravagante e confiante, porém mó queridão.
César Vastuk
Nome Completo: César Augusto Vastuk Malheiros
Nascimento: 20 de agosto de 1988 (36 anos), Porto Alegre, RS
Parceiro(a): Maria Carine Nunes da Silva (2023-)
Graduação: Publicidade e Propaganda
Ocupação: Gerente de Projetos de Tecnologia para Área Médica
Minha caminhada com política começa já no berço: toda minha família viveu o auge da ditadura militar, todos sempre foram próximos à sindicatos e contribuíram, de alguma forma, para meu pensamento político crítico. Sempre fui encantado com o processo eleitoral e a felicidade das disputas, dos jingles, de fazer campanha. Não à toa que, tempos depois, acabei optando pela faculdade de Publicidade e Propaganda, com especial interesse no marketing político.
Com o arrocho salarial e miséria espalhada aos borbotões no governo Fernando Henrique, minha família encontra grave endividamento e escasso recurso no início dos anos 2000. Nessa época, passamos fome, pois só meu pai tinha rendimento de trabalho, minha mãe cuidava da casa e eu e minha irmã ainda éramos muito novos para fazer a roda do capitalismo girar. Passar fome, no meu caso, é comer muito pouco para poder comer no dia seguinte. Isso hoje em dia é considerado insegurança alimentar grave, mas marca demais a vida de alguém.
Lula vence em 2002 e no ano seguinte consigo um estágio como professor de informática, com 15 anos de idade e ganhando R$ 200,00 de salário, sem nem sequer ter um computador em casa (meu primeiro PC comprei quando tinha 17).
Fiz Ensino Médio no Parobé, na época a melhor escola pública de ensino médio de Porto Alegre, saía da escola, localizada na Avenida Loureiro da Silva (parte baixa do centro de POA) e caminhava 2km até a sede do CPERS Sindicato na Avenida Alberto Bins, onde encontrava meu pai no serviço dele para a gente almoçar juntos e depois eu caminhava mais um pouco até a Andradas, que era o local do meu trabalho. Como não tínhamos muita grana e também alimento escasso, comecei a lanchar itens como bolachas recheadas e frituras, o que me gerou gastrite, que me acompanha até os dias de hoje.
À medida em que a política de distribuição de renda do Governo Lula 1 vai gerando efeito, vamos melhorando de vida e conseguindo alimentar-se mais dignamente, além de conquistando coisas e saindo da linha da pobreza
Termino o Ensino Médio e ingresso no Curso Técnico de Estradas, dentro do próprio Parobé, pois gosto tanto da escola, que quero permanecer estudando nela para o ano do seu centenário (2006). A justificativa para esse curso tão peculiar é que eu quero aprender mais coisas de obras, me considero muito pouco experimentado em trabalho pesado.
Termino o curso (sem me formar oficialmente) e vou trabalhar em outra escola de informática pela noite. A escola fecha, se torna uma agência de webdesign e recebo o convite a aprender criação de sites, caso contrário, serei demitido. Em menos de seis meses tenho que aprender sozinho programação Web e consigo me manter empregado. Na época eu já estava namorando com minha primeira namorada, então, se eu quisesse também manter a relação, precisaria me esforçar neste aspecto.
Na maioria das vezes, o caminho natural dos jovens ao terminar o Ensino Médio é prestar vestibular e depois então Faculdade. Escolhi esperar, constituir carreira para depois então ingressar no Ensino Superior. Lula lança então o programa ProUni no ano de 2005, que permite que eu, cidadão de família de baixa renda e que estudou a vida toda em colégio público, ingresse em um curso de instituição privada com bolsa integral custeada pelo governo.
Aproveitando a oportunidade dada pelo governo federal, aos 25 anos, presto ENEM, conquisto uma nota bem alta (710) e classifico-me em primeiro lugar no curso que eu queria, Publicidade e Propaganda, na faculdade que eu queria, Uniritter, pertinho de casa.
Fiz uma promessa: quando fizer faculdade, vou ter a melhor nota da turma, vou tirar 10 no TCC e também vou fazer o discurso de orador da turma. Cinco anos depois, concluo o curso cumprindo, à risca, todas as promessas acima mencionadas.
A empresa que tinha virado agência de criação de sites dá mais uma guinada e agora é incorporada por outra empresa, especializada em software de gestão para clínicas e consultórios. Mais uma vez, em um espaço de tempo limitadíssimo, preciso me qualificar em um sistema completamente novo para manter o meu emprego. Deu certo! Estou nessa empresa de tecnologia até hoje, já se vão 12 anos de atuação e hoje meu cargo é de Gestor de Projetos, que consiste basicamente em desenvolver o produto a partir dos feedbacks dos clientes e também gerenciar a equipe que implementa o sistema nos clientes novos.
Em 2013, protestos contra o aumento da passagem se fundem com protestos contra a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil. Um movimento que eu critiquei e critico bastante como o bastião da militância burra: protestos sem articulação e que buscava apenas demarcar terreno, acaba gerando o famoso ovo da serpente – com pautas de ódio e repulsa à política, surgem movimentos lamentáveis para a história brasileira, como o Movimento Brasil Livre e o movimento em prol da saída da atual presidente Dilma Roussef. Alguns anos depois o ovo choca, Dilma é deposta, um juiz ladrão consegue a ordem de prisão do ex-presidente Lula e termina com a ascensão de um panaca à presidência da República em 2019.
Ok, esse último parágrafo ficou raivoso. Lá no começo foi dito que eu valorizo as amizades com o povo de direita e que tenho que ser flexível para entender que nem tudo que a esquerda possui é ouro. Eu ainda acredito nisso e acredito que alguns fatos que acercam esses acontecimentos foram causados pela incompetência da própria esquerda, incluindo os protestos de 2013, aliás. Mas não negocio a minha visão desses fatos. O que também não me impede de aceitar as discordâncias, por mais erradas que possam estar. Resumidamente: foi golpe!
Ali em 2013 já vi que não ia ter jeito, que eu deveria realmente ingressar na política. E assim a ideia foi maturando durante todo o meu período acadêmico, até que chegou 2020 e a pandemia assolou o mundo inteiro, em especial o próprio Brasil, gerido por aquele panaca citado anteriormente e com a estrutura política toda paralisada, sem saber o que fazer no meio de tanto negacionismo, fake News, pessoas desacreditadas, sem propósito, sem informação, sem saber o que deveriam fazer.
Em 2020 eu percebi que o momento carecia de um líder. Na verdade carecemos até hoje.
Mas em 2020 era hora de dar o primeiro passo de verdade.
Nasceu assim o blog Prefeito Progressista – o influenciador político que iria atacar os problemas e ia trazer informação, solução e registro, para que posteriormente se tornasse política pública a ser implementada em Porto Alegre.
Do Facebook para o Youtube e do Youtube para o Instagram, esse projeto foi se estruturando e crescendo, sempre na premissa de desenvolver um plano de gestão para Porto Alegre.
Eu quero única e exclusivamente ser prefeito da minha cidade.
Ser governador do Rio Grande do Sul não é privilégio, é castigo.
E eu também não quero morar em Brasília.
Então é prefeito ou nada.
O blog Prefeito Progressista tem esse nome se apoia no progressismo, doutrina política que valoriza a ciência e a tecnologia para produzir impactos sociais benéficos para a vida humana e busca, no método inovador e prafrentex, ações que melhorem a vida de todos. O progressismo é o inverso do conservadorismo, se você ficou com dificuldade de entender o que ele é, é tudo que é oposto à teocracia, aos costumes tradicionais e etc.
Além de ser uma fonte de informações de profunda credibilidade, priorizando a busca incessante da verdade e das diferentes visões sobre assuntos da política e do cotidiano das pessoas, eu, César Vastuk, trago contribuições, ideias e projetos para levar a minha cidade, Porto Alegre, para o progresso sustentável: segurança, conforto, justiça social, preservação do meio ambiente, empreendedorismo e reforma de toda infraestrutura da capital gaúcha.
Além das ideias autorais deste que vos fala, são buscados conhecimentos e experiências em vários lugares do mundo todo, nas melhores cidades que servem de exemplo para boa gestão e trazem propostas viáveis para resolver problemas daqui.
A tolerância com fake news é literalmente zero. Informações são checadas exaustivamente e em caso de erro, uma nota de correção é disponibilizada tão logo se chegue à informação adequada.
Ajudar as pessoas é um dom que modestamente me reconheço e fico muito feliz se posso contribuir para melhorar a vida de uma pessoa, neste momento em que não ocupo ainda um cargo público, divido-me entre a vida regular e atender todos que precisam de um auxílio e conversar sobre política como um todo, que é sempre muito bom.
Em 2021 até os dias atuais, ingresso e componho um coletivo chamado Contraponto – Debatendo Política nas Escolas, onde visitamos as escolas e construímos conhecimento sobre política com alunos de escolas públicas e privadas.
A experiência é bastante rica em ver como podemos inspirar a próxima geração a cuidar da sua comunidade e despertar interesse sobre política com oficinas divertidas e interativas. Dentro destas salas de aula podemos encontrar os próximos prefeitos, governadores, quem sabe até o próximo presidente do Brasil!
Atualmente namoro uma bela moça de Barros Cassal com a qual já tenho quase completos um ano e espero me casar em breve <3
Como todo bom jovem da geração anos 90, sou apaixonado por animes japoneses, em especial Cavaleiros do Zodíaco, Naruto e Pokémon. Dando uma googlada no meu nome, é possível me achar em comunidades e grupos de jogos online também: os da franquia Pokémon (Unite, Go, etc) e alguma coisinha de League of Legends, bem de leve!
Em termos de esportes, amo futebol e acompanho regularmente. Torcedor do Internacional e da Seleção Espanhola. Também pratico vôlei semanalmente já que fui privilegiado por uma alta estatura (1,86m).
Frequentemente é possível me achar pelas cafeterias da cidade. Sou viciado em café espresso e, pra mim, cafezinho é mais do que uma bebida, é um ato social.
Gaúcho que sou, amo chimarrão e churrasco, sou parceiro para esses itens, se quiser me convidar haha.
Instituição | Curso | Período | Descrição |
Escola Estadual de Ensino Fundamental Brigadeiro Silva Paes | Ensino Fundamental | 1992-2002 | Jardim de Infancia A e B | 1º – 8º série |
Escola Estadual Parobé | Ensino Médio | 2003-2005 | |
Escola Estadual Parobé | Técnico em Estradas | 2006-2008 | |
Colégio Cedaspy de Informática | Design Gráfico | 2009-2011 | |
Centro Universitário Uniritter | Design Gráfico | 2013 | 1º semestre |
Centro Universitário Uniritter | Publicidade e Propaganda | 2013 – 2018 |
Prêmio | Colocação | Instituição | Descrição |
Premio Rymsza de Criação Publicitária | 2º Lugar – Empreendedorismo | Uniritter (2016) | Projeto “Vovó Saúde” |
Premio Rymsza de Criação Publicitária | 3º Lugar – Campanha Publicitária | Uniritter (2016) | Campanha “Pizzinha” |
Premio Rymsza de Criação Publicitária | 2º Lugar – Campanha Digital | Uniritter (2017) | Campanha “Clube da Horta” |
Premio Rymsza de Criação Publicitária | 3º Lugar – Campanha Social | Uniritter (2017) | Campanha “O Maior Amigo Secreto do Mundo – Lar Maria de Nazaré” |
Láurea Acadêmica | 1º Lugar | Uniritter (2018) | Nota Final: 9,17 |
Jingle e a Construção do Capital Eleitoral: Música, Voto e Imaginação [download]